Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Paguei pensão para um filho que não era meu, tenho direito de receber os valores de volta?

há 4 anos

Importante dizer que a pensão alimentícia visa a sobrevivência da criança e que o pai e a mãe são solidários, possuindo o dever de manter o custeio do menor, como é destacado pela doutrina através do princípio da solidariedade familiar. Com isso, os alimentos não são passíveis de restituição. Entretanto, caso um dos pais descubra que não possui vínculo biológico com a criança e solicite uma indenização por danos morais, informando que o outro responsável sabia da situação, pode ser pleiteado valores. Mas deve ser comprovado que o outro agiu no intuito de se aproveitar do pagamento da pensão, tornando uma situação vexatória para o responsável que acreditava ter laço biológico com o menor. Por isso, é muito importante a realização do exame de DNA para sanar qualquer dúvida.

  • Sobre o autorResolução de conflitos familiares de forma humanizada.
  • Publicações21
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações233
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/paguei-pensao-para-um-filho-que-nao-era-meu-tenho-direito-de-receber-os-valores-de-volta/868578789

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom, Dr. continuar lendo