Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Cartórios podem coibir a prática de abusos contra pessoas idosas.

há 4 anos

Foi editado na última segunda (22) a recomendação nº 46/2020 do CNJ – Conselho Nacional de Justiça, autorizando os Cartórios a realizarem denúncias para o Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Municipal do Idoso e a Polícia Militar sobre qualquer ato de violência patrimonial e financeira contra pessoa idosa.

As medidas a serem tomadas se enquadram nos casos de: antecipação de herança, movimentação indevida de conta bancária, venda de imóveis, tomada ilegal, mau uso ou ocultação de fundos, bens ou ativos, exploração ilegal de recursos financeiros sem o consentimento do idoso.

Importante destacar que a recomendação em análise possui um prazo de validade até 31/12/2020, podendo ser prorrogado ou reduzido de acordo com o momento excepcional.

Posso afirmar que é uma ótima medida que poderá coibir a violência contra o patrimônio do idoso, haja vista o período em que vivemos, bem como a condição de vulnerabilidade da pessoa idosa.

Fonte: CNJ

  • Sobre o autorResolução de conflitos familiares de forma humanizada.
  • Publicações21
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações49
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cartorios-podem-coibir-a-pratica-de-abusos-contra-pessoas-idosas/866422915

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)